Hoje iremos responder uma dúvida que permeia o pensamento de diversos brasileiros na hora de adquirir um imóvel. A questão é a seguinte: Financiar ou Pagar à vista. Porém, antes de falar qual é o mais vantajoso, vamos manter você atualizado sobre o processo de financiamento de imóveis.
O que é financiamento?
Tenho certeza de que você já ouviu falar sobre financiamento, não é verdade? Esse é um assunto muito comentado pelos brasileiros e que ganha espaço até em comerciais da televisão. Mas, afinal, o que significa financiamento?
O financiamento é uma operação financeira que objetiva o parcelamento de um produto (ou serviço) para um consumidor que não seria capaz de adquiri-lo se fosse necessário o pagamento à vista.
Parecido com outras operações financeiras, a instituição responsável por prover recursos nessa compra cobra um valor para fornecer o dinheiro. Essa cobrança é conhecida como juros, que é calculado sobre o valor inicial.
Resumidamente, a instituição financeira irá realizar a compra do produto e, posteriormente, receberá o valor emprestado com juros mês a mês diretamente do consumidor.
Qual a diferença entre financiamento e empréstimo?
A princípio, é importante ressaltar que o financiamento se assemelha demais ao empréstimo tradicional. Em outras palavras, estamos dizendo de uma maneira que o cliente final de uma empresa tem para comprar um algo de forma simplificada, ou seja, mesmo que não possua a quantidade de dinheiro necessário.
Apesar dos dois serem parecidos, existem algumas diferenças entre financiamento e empréstimo. A principal é a finalidade da transação financeira.
Quando um financiamento é feito, o cliente deve deixar claro qual é a finalidade do uso do capital, como, por exemplo, comprar um imóvel. Já o empréstimo, não exige um objetivo. Todavia, a instituição financeira avalia o risco do tomador do recurso.
Quais são os tipos de financiamento?
Existem alguns diferentes tipos de financiamento que é importante você saber. Por isso, a P4 separou para você os mais comuns, que são:
- CDC: A sigla CDC significa “Crédito Direto ao Consumidor”. É o modelo mais comum para pessoas físicas, quando um consumidor recebe o valor emprestado e paga aos poucos de maneira periódica.
- Leasing: Nesse tipo de financiamento a empresa que forneceu o crédito fica com o objeto de compra em seu nome. Após o pagamento total do valor emprestado, o objeto é oficialmente passado para o nome do cliente final.
- Consórcio: É o formato em que pessoas se reúnem em grupo para fazer a aquisição de um objeto ou produto. As contribuições são mensais para a compra de produtos cuja prioridade costuma ser definida em sorteio.
Quais são os documentos necessário para fazer um financiamento imobiliário?
Na hora de fazer seu financiamento imobiliário será necessário apresentar alguns documentos. Por isso, para você não ser pego de surpresa a P4 listou os documentos que não podem faltar, são eles:
- Documento de Identidade
- CPF
- Comprovante de estado civil
- Comprovante de endereço
- Certidão conjunta de débitos referentes aos tributos federais
- Declaração de Imposto de Renda
- Extrato do FGTS
- Carteira de Trabalho
- Comprovante de Renda
- Documentos do vendedor do imóvel
- Documentos do Imóvel a ser financiado
O processo é complicado?
Para financiar um imóvel muitas vezes o processo é demorado e burocrático. Muitos clientes acabam desistindo do processo adiando seu sonho para outro momento. Porém, a P4 existe justamente para ajudar você a cumprir seu sonho hoje e não deixar para depois. A P4 cuida de todo o processo burocrático para você, desde o registro em cartório até as chaves em sua mão e, aquilo que era demorado e difícil, passa a ser simples, rápido e sem burocracia. Portanto já sabe né? A P4 é o lugar certo para financiar seu sonho.
Enfim, qual é mais vantajoso: financiar ou pagar à vista.
Quando estamos lutando por um sonho fazemos o que for preciso para atingi-lo. Um sonho comum entre os brasileiros é o de conquistar a casa própria e, uma ação normal para alcançar essa meta é através de financiamento, ou, zerar a conta para pagar à vista.
Mas afinal, qual vale mais a pena? A resposta é simples: depende da sua realidade financeira e objetivos a longo prazo. Logo abaixo iremos explicar mais a fundo. Continue lendo.
Comprar um imóvel à vista vale a pena quando os descontos dados são bons. De acordo com a InfoMoney, especialistas dizem que na compra de um imóvel de 500 mil, levando em consideração a taxa de desconto do mercado imobiliário atualmente, o ideal seria conseguir um desconto de 20% a 30% do valor do imóvel. Esse dinheiro que sobrasse seria usado para pagar as taxas, decoração e outros gastos.
Para quem investe em renda fixa ou renda variável prefere, dependendo da taxa de juros, financiar um imóvel. Porém, isso depende de algumas variáveis.
As variáveis são as seguintes: as taxas de juros do financiamento não devem ser muito altas. Quando a taxa de juros do financiamento é baixa, investidores preferem deixar o dinheiro rendendo em investimentos que lhe garantem grandes ganhos (que no caso seriam maiores que os descontos do pagamento à vista). Portanto, com os ganhos de seu investimento feito com o dinheiro que seria para pagar o imóvel à vista, eles pagam o juros do financiamento e ainda sobra lucro para complementar a renda.
Vale ressaltar que essa análise só deve ser feita se você tem o dinheiro para pagar o imóvel à vista. Mas, e quando você não tem todo dinheiro? Neste caso, a única saída é você optar pelo financiamento.
Se você não possui todo capital necessário para pagar o imóvel à vista, o financiamento é a salvação para a realização do seu sonho. Porém, não é só pegar e financiar. Você deve procurar por uma empresa que ofereça as melhores taxas do mercado; cuide de todo o processo para você; esteja dentro da lei; e que tenha excelentes profissionais.
Portanto, se você deseja financiar seu imóvel e está à procura de uma empresa que cuide do processo de financiamento com responsabilidade, a P4 é o lugar certo.
Quer saber mais sobre financiamento imobiliário? Entre em contato conosco clicando aqui, compartilhe o nosso conteúdo e não deixe de nos seguir nas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn!
Até breve!
Equipe – P4 Negócios Imobiliários