Todos nós possuímos sonhos únicos que representam nossos valores e anseios. Mas também possuímos sonhos em comum, e o mais frequente é o sonho da casa própria.
Infelizmente, nem todos que almejam conquistar a casa própria podem comprá-la à vista. Porém, existem pessoas que não desistem de seus sonhos e buscam rotas alternativas para alcançá-lo. No caso das pessoas que anseiam pela casa própria, a rota alternativa é o financiamento imobiliário.
Resumidamente, o financiamento imobiliário auxilia pessoas que não possuem o dinheiro necessário para quitar um imóvél à vista, com um empréstimo que terá a função de pagar o dono do imóvel. A partir daí, o comprador do imovél não deve mais para o ex-dono, e sim para a instituição financeira que forneceu o financiamento.
Quer saber mais sobre financiamento imobiliário? Continue lendo esse artigo que abordaremos de maneira mais profunda o conceito e como fazer um financiamento na P4.
O que é e quem fornece os financiamentos?
Qualquer pessoa que compra um imóvel, casa ou apartamento novo ou usado pode financiar o pagamento. Mas afinal, quem é que fornece o dinheiro para o comprador pagar o vendedor? A resposta é, os Bancos. Isso mesmo, quando você faz um financiamento, o banco quita a dívida com o vendedor do imóvel e você passa a dever diretamente para a instituição financeira.
Mas porque um financiamento ajuda as pessoas realizarem o sonho da casa própria? A explicação é simples, muitas vezes o vendedor do imóvel deseja receber o pagamento pela casa ou apartamento à vista, porém você não tem condições de fazer a operação. É nesse ponto onde o financiamento entra em ação. Em palavras simples, o banco faz o parcelamento do imóvel para você, enquanto se você faz a negociação direto com o vendedor, teria que pagar à vista.
Em todo financiamento é cobrado uma taxa de juros sobre o valor do imóvel, por isso quando você for realizar um financiamento é de extrema importância procurar pelas instituições financeiras que oferecem as melhores taxas do mercado, como, por exemplo, a P4.
Condições de financiamento
Existem diversas instituições financeiras, ou seja, bancos que oferecem financiamentos, o que faz a diferença entre eles são as condições de pagamentos, como as taxas de juros cobradas, a duração dos contratos e quanto do valor do imóvel pode ser financiado.
Depois da seleção de uma instituição financeira, o primeiro passo é ir até uma agência e conversar com um gerente para iniciar as etapas de análise de crédito. O problema é que quando você vai pessoalmente até o banco, existem muitas burocracias e o processo pode demorar. Porém, existem empresas que servem para otimizar toda a trajetória do seu financiamento. Ou seja, ela cuida desde o primeiro passo até o último e o processo fica muito mais rápido. A P4 é um exemplo dessas empresas, ela cuida desde o registro em cartório até as chaves em sua mão e você não tem contato nenhum com a burocracia.
Antes de explicarmos o passo a passo para você fazer seu financiamento imobiliário na P4, iremos listar os documentos necessários para iniciar a operação.
Documentos necessários para financiar um imóvel
Nos primeiros passos, os documentos necessários são: RG e CPF original e cópias (do casal, quando for o caso), os comprovantes de estado civil e de renda (holerites, extratos bancários e declaração completa de imposto de renda do casal, quando for o caso).
Os profissionais autônomos possuem dúvidas de como comprovar renda, mas se você é um profissional autônomo, não se preocupe, explicaremos como você deve fazer. Para os autônomos, a comprovação de renda de ser por meio da apresentação do contrato da prestação de serviços, declaração do Imposto de Renda, declaração do sindicato da categoria, recibo de recebimento por trabalhos prestados ou uma Declaração Comprobatória de Recepção de Rendimentos (Decore), feita por contador.
A comprovação de renda é muito importante no processo do financiamento, porque é através dele que o banco analisará sua capacidade de pagamento das prestações, pois o valor delas não pode ser maior que 30% da renda familiar bruta. Além disso, as instituições analisam os nomes dos clientes no Serasa e outras fontes de consulta a critério de cada instituição.
Estando tudo certo no processo anterior, é aprovada a liberação de crédito com um período de validade que varia de acordo com o banco. Para mais informações, clique aqui!
No geral, a lista de documentos necessários são:
- RG (Carteira de Identidade), original e cópia
- CPF (Cadastro de Pessoa Física), original e cópia
- Comprovante de estado civil, cópia e original
- Comprovante de renda, original e cópia
- Certidão Conjunta Negativa de Débitos relativos a Tributos Federais e Dívida Ativa da União ou Certidão Conjunta Positiva com Efeito de Negativa de Débitos relativos a Tributos Federais e Dívida Ativa da União.
Além desses documentos, será necessário que o vendedor apresente os documentos do imóvel, que é:
- certidão atualizada da respectiva matrícula no Registro de Imóveis, devendo estar livre de ônus, com a propriedade regularizada em nome do vendedor.
- Obs: Não deve haver dívida de IPTU nem condomínio.
Passo a passo para você fazer seu financiamento com a P4
- Simulação: Para fazer um financiamento, é importante fazer uma simulação, para você ter uma noção do valor das prestações e se realmente cabem no seu bolso. Lembre-se, educação financeira em primeiro lugar. Acesse esse link e faça uma simulação em nosso site e entre em contato com nossos consultores.
- Análise de crédito: O segundo passo é fazer a análise do seu crédito com os bancos. Sozinho você levaria meses fazendo isso, pois cada banco tem uma política e procedimento diferente em relação ao crédito. A P4 cuidará disso para você com todo o suporte e agilidade da sua equipe.
- Análise de documentos: Os bancos exigem toda a documentação, avaliam o imóvel que está à venda para que tudo ocorra da melhor forma possível. Essa etapa é importante para garantir a sua segurança e a de todos os envolvidos nesse negócio.
- Valores Revisados: É hora de revisar tudo. É importante rever os valores da sua operação e confirmar se tudo está certinho. Depois disso, é o banco que também revisa o contrato e finaliza todo o processo.
- Registro: Nessa etapa o contrato já está pronto e precisa das assinaturas entre compradores e vendedores, o que garante a validação da operação. Aí é só levar o contrato assinado para o Cartório de Imóveis para realizar a atualização da matrícula impressa.
- Recurso liberado: Tudo certo até aqui! Com o contrato registrado, agora você precisa enviar novamente para o banco liberar o valor do financiamento.
Muito obrigado por ter lido até aqui! a P4 está torcendo por você e pelos seus sonhos. E não esqueça: na P4 é simples, rápido e sem burocracia. Esperamos por você!
Quer saber mais sobre financiamento imobiliário? Entre em contato conosco clicando aqui, compartilhe o nosso conteúdo e não deixe de nos seguir nas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn!
Até breve!
Equipe – P4 Negócios Imobiliários
Sou a Antonia Brito, gostei muito do seu artigo tem muito
conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.