Muitas pessoas e famílias possuem o sonho de comprar a casa própria e poderem sair do aluguel. Essa é uma realidade muito comum na vida dos brasileiros que desejam se livrar da insegurança de ter que pagar o aluguel mensalmente ou não terem o seu próprio lar. Entretanto, para a conquista desse sonho é necessário passar por várias etapas e o processo pode se tornar bastante difícil e burocrático, obrigando as famílias que embarcam nessa jornada, a lidar com diversos empecilhos até que, finalmente, possam adquirir o seu imóvel. Caso queira saber mais sobre o processo de aquisição da casa própria não deixe conferir o nosso texto sobre como funciona o financiamento imobiliário.
Nesse momento de conquista surgem diversas dúvidas e inseguranças em relação ao melhor jeito de comprar o seu imóvel, acesso ao crédito imobiliário ou quais opções são oferecidas pelo mercado e a P4, como sempre, está com você neste momento decisivo! Confira a seguir quais são algumas das principais dúvidas!
Qual é o melhor momento para financiar o seu imóvel?
O financiamento de um imóvel é uma decisão importante que costuma exigir planejamento e investimento a longo prazo, com isso, o mais recomendável é que a família se programe com bastante antecedência para acomodar essas despesas adicionais nas suas contas. Nesse planejamento, também é preciso levar em consideração a taxa de juros que será aplicado, assim como, quaisquer outras despesas adicionais e incluir uma margem de erro já que as taxas e os custos variam de acordo com as condições mercadológicas.
Como funciona um financiamento imobiliário?
Com o auxílio de especialistas, tudo pode se tornar menos burocrático, o processo mais rápido e muito mais seguro! Com a P4 Negócios Imobiliários você realiza o seu sonho em apenas 6 passos, veja como:
Primeiro passo – Simulação
Até quanto você pode investir para aquisição do imóvel próprio? Faça uma simulação aqui, basta preencher o valor do imóvel e de quanto precisa! Entre em contato com um dos nossos consultores para você ter a noção exata das parcelas e prosseguir para as próximas etapas.
Segundo passo – Análise de crédito
Analisaremos o seu crédito com os bancos que possuem as melhores taxas e os menores juros. Atenção! Sozinho você levaria meses fazendo isso, pois cada banco tem uma política e procedimento diferente em relação ao crédito. Nós cuidaremos disso para você com todo o suporte e agilidade da nossa equipe.
Terceiro passo – Análise de documentos
Os bancos exigem toda a documentação e avaliam o imóvel que está à venda para que tudo ocorra da melhor forma possível. Essa etapa é importante para garantir a sua segurança e de todos os envolvidos nesse negócio, e nós, estaremos acompanhando cada detalhe dessa jornada com você!
Quarto passo – Valores revisados
É hora de revisarmos tudo. É importante rever os valores da sua operação e garantir que tudo esteja certinho. Depois disso, é a vez do banco revisar o contrato e finalizar o processo para aquisição.
Quinto passo – Registro
Nessa etapa o contrato já está pronto e precisa das assinaturas entre compradores e vendedores, o que garante a validação da operação. Após isso, é só levar o contrato assinado para o Cartório de Imóveis para realizar a atualização da matrícula impressa.
Sexto passo – Recursos liberados
Tudo certo até aqui! Com o contrato registrado, agora você precisa enviar novamente para o banco liberar o valor do financiamento e pronto, agora você realizou o seu sonho sem armadilhas, com segurança e o principal, com a melhores taxas do mercado, sem aqueles juros abusivos e demora no processo de aquisição!
E se eu já possuir um imóvel, tem como financiar outro?
Sim, é possível financiar um imóvel possuindo outro, inclusive existe o crédito com garantia imobiliária que permite que você solicite quantias mais elevadas para o seu financiamento, colocando a sua casa, apartamento ou comércio como garantia para a instituição que vai te emprestar o dinheiro para aquisição de imóvel. O processo funciona basicamente como um financiamento imobiliário, clique aqui e faça uma simulação!
Dúvidas frequentes:
Qualquer pessoa pode fazer financiamento imobiliário?
Sim, qualquer pessoa pode financiar um imóvel desde que preencha os critérios solicitados pelo banco, qualquer outra instituição financeira ou construtora, e o principal, que entregue todas as documentação exigidas.
O banco ou instituição financeira faz pesquisas sobre a minha vida?
Com certeza, qualquer instituição financeira faz uma busca sobre a sua vida financeira para garantir que ambos não sejam prejudicados no financiamento, através de sistemas de créditos e score.
Consigo financiar 100% o valor de um imóvel?
Não, é necessário que você invista no mínimo 10% do valor do imóvel para dar de entrada e prosseguir com o financiamento lembrando que esse valor pode variar de acordo com cada instituição financeira.
Depois que o meu financiamento estiver aprovado, quando tenho que pagar a primeira mensalidade?
Normalmente o pagamento da primeira mensalidade ocorre 30 dias após a assinatura do contrato.
É possível contratar dois financiamentos ao mesmo tempo?
Sim, desde que sua renda seja comprovada, junto com sua capacidade financeira.
Quais são os requisitos para financiar o meu imóvel?
As principais exigências são comprovar a renda e não possuir nenhuma restrição no nome.
Sou autônomo e sem renda formal consigo financiar um imóvel?
Sim, existem diversas formas de comprovar renda além do holerite, mas isso varia de acordo com cada instituição financeira, de um modo geral pode ser comprovada através da declaração de imposto, extratos de movimentação e outros.
Os financiamentos oferecidos no mercado apresentam as mesmas taxas de juros?
Os bancos e instituições financeiras oferecem diferentes planos e taxas de financiamento aos seus clientes. É muito importante fazer uma pesquisa minuciosa por parte do comprador para não ter dificuldade em arcar com a dívida. Diante disso, conte com a ajuda da melhor taxa capaz de verificar a melhor instituição de acordo com seu perfil.
É possível contratar dois financiamentos ao mesmo tempo?
Sim, desde que seja comprovada sua capacidade financeira para arcar com tais custos. Mas, nessa situação, não é possível utilizar o FGTS ao adquirir o segundo imóvel.
O que é portabilidade de crédito de financiamento de imóvel?
A portabilidade permite que uma pessoa transfira seu saldo devedor a outro agente financeiro com melhores condições de pagamento. Após a escolha do banco, este quitará seu saldo devedor junto ao banco original com recursos transferidos eletronicamente e, a partir daí, passará a vigorar um novo contrato.
Buscando financiamento imobiliário? A Melhor taxa compara as taxas dos principais bancos do país e indica a melhor opção de acordo seu perfil financeiro, sem cobrar nada. Além disso, nossa equipe especializada oferece toda a assistência necessária para você fazer um bom negócio. Faça já uma simulação!
Quer saber mais sobre financiamento imobiliário? Entre em contato conosco clicando aqui!
Até breve!
Equipe – P4 Negócios Imobiliários